-->

Palavras que Edificam


"Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará." Salmos 37.5

O GIGANTE ANSIEDADE


Davi era o caçula de uma família de colonos. Um dia, o profeta Samuel chegou naquela casa e, para espanto de todos, disse que Deus o havia enviado para ungir Davi como rei de Israel.

Porém, Davi era uma criança. Logo, aos dezesseis anos, apresentou-se para servir o exército e, no primeiro combate, alcançou a vitória sobre o gigante Golias, o que o tornou popular, a ponto de provocar a inveja e ira de Saul, que então era o rei de Israel. Imaginem a situação do rapaz: sabia que Deus o havia escolhido rei, mas, ao mesmo tempo, devia jurar fidelidade a Saul.

 Para não morrer, teve que fugir para o deserto. Porém, sabia que um dia sairia do deserto para o trono. Entretanto, para chegar ao trono, Saul deveria morrer. Mas Davi não podia matá-lo e sim amá-lo. Essas contradições e a espera da sua hora de ser rei traziam grande ansiedade ao coração do jovem guerreiro. Nesse deserto vivencial Davi descobriu armas para vencer um outro gigante: a ansiedade. No Salmo 37 ele nos passa algumas dessas dicas: 

“Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho... que leva a cabo seus maus desígnios” (v.7). Olhar para os demais só irá aumentar a tua ansiedade. O negócio é olhar para Deus, esperar e descansar nele. Igualmente, não permitas que o teu coração te engane dizendo que as coisas dependem daquilo que você deveria fazer e não fez. “Confia no Senhor e faze o bem” (v.3). Isso é o que te cabe fazer. O resto é com Deus.



CONSULTE O MANUAL

”Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2.10

Quando se faz uma compra, deve-se consultar o manual do fabricante.
Há, em especial, um aparelho que, para seu bom funcionamento, se torna imprescindível seguir o que diz o fabricante: é o nosso ser.
O manual do fabricante para o ser humano é a Bíblia. Nela encontramos todas as dicas para um bem viver aqui na terra e um viver melhor ainda depois da morte, na eternidade.
Porém, assim como nos eletroeletrônicos, tem gente que estraga tudo por insistir em não atender as instruções do fabricante. Esse pessoal, não sei se por preguiça de ler o manual ou por soberba, sai fazendo as coisas à sua moda e, no final, estropiado, põe a culpa no dono da fábrica.
Talvez você, até aqui, tenha sido uma dessas pessoas. A sua vida está funcionando mal: saúde, emoções, enfim, parece que surgem problemas em todos os cantos.
Porém, eu tenho uma boa notícia: o prazo de garantia só termina quando a gente morre. Depois da morte, aí não tem mais conserto.
Porém, se você está vivo, vá na assistência técnica, e o fabricante vai dar um jeito nos teus problemas, e de graça.
As ferramentas usadas para consertar tudo é a palavra de Deus e as orações.
Deus pode e quer restaurar a sua vida.



NÃO SE CONFORME

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12.2)

A maior parte das pessoas tem uma tendência muito forte ao conformismo. Se estão com algum problema de saúde, por exemplo, mesmo sabendo que estão doentes, só vão ao médico quando forçados pela dor; se o problema é financeiro, vão “deixando passar” de um mês para o outro, até que perdem totalmente o controle e a “bola de neve” não para mais de crescer sozinha... e assim também em tantas outras áreas da vida.

Ao contrário dos seres humanos, a Bíblia nos mostra que Deus é um verdadeiro inconformado. Ele não aceita que coisas ruins fiquem como estão. Por isso, quando vê uma situação de derrota, Ele está disposto a mudá-la imediatamente, não conformando-se com ela.

Porém, para que Ele possa agir por nós, é necessário que olhemos para Ele em lugar de mantermos nossa visão conformista. É preciso que paremos de olhar para os lados e passemos a olhar para o alto.

Foi o que ocorreu, por exemplo, com Josué e Calebe quando foram espiar a terra prometida. Lá havia gigantes. Eles poderiam, como os outros dez espias, olhar para aqueles seres assustadores e, conformados, simplesmente dizer que não havia mesmo como conquistar aquela terra.

Mas não foi o que fizeram. Em vez disso, olharam para alguém que estava acima dos gigantes: Deus. E, por isso, foram os únicos a entrar em Canaã.

Faça isso você também. Mesmo que sua vida esteja cheia de “gigantes”, não se conforme por isso. Olhe para Alguém que é maior que os gigantes, e você também será vitorioso.




ACOMODAÇÃO

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12.2)

O povo de Israel havia sido escravizado, por séculos, pelo Faraó egípcio. Deus, então, falou com Moisés, para que libertasse o seu povo daquele jugo.
O grande obstáculo que Moisés enfrentou não foi o exército do Faraó, mas o próprio povo que iria libertar. Embora gemendo pela opressão, o povo passou a se perguntar "para que sair para o deserto em direção a uma "terra prometida" que nunca haviam visto?" A realidade era o Egito. Ali haviam nascido, crescido, casado... Bom ou mau, era o que tinham.

O Senhor lhes daria um país onde seriam livres e soberanos, "mas eles não atenderam a Moisés, por causa da ânsia de espírito e da dura escravidão"
 (Êx 6.9).

Essa é a situação das pessoas que não sabem o que é ser um salvo em Jesus. Afinal, salvo de quê? Por que mudar de vida se essa é a vida que sempre se levou, se assim viveram os antepassados?
Porém, depois que o povo se deu conta que além do deserto havia uma terra maravilhosa, levantou-se, partiu e conquistou a promessa.
Deixa Deus tirar as escamas de teus olhos. Há uma vida melhor, livre do pecado, da ansiedade e depressão que te consomem e que te fazem desesperadamente buscar uma alegria que não é encontrada nas festas de teu "egito". Uma vida de bênção, harmonia no lar e realização pessoal ao se ver útil para Deus te espera.
Saia do Egito, atravesse o deserto da renúncia a coisas que até agora eram imprescindíveis para a "vida egípcia" e verás que logo além do horizonte Deus te dará a terra prometida.




CHEGA DE TEMPESTADE

"Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as suas ondas." (Salmos 107.29)

A Bíblia conta que, certa vez, Jesus entrou em um barquinho com seus discípulos. Tudo estava tão calmo, que o próprio Jesus acabou adormecendo (Mt 8.23-27).
Porém, de repente, o cenário de bonança transformou-se radicalmente: uma terrível tempestade formou-se e passou a assolar o barquinho que, sacudido pela fortes ondas, estava a ponto de afundar.
Ao verem que Jesus continuava dormindo sossegadamente, os discípulos entraram em desespero. "Mestre, Mestre, vamos perecer", gritavam apavorados. Somente ao ouvir o clamor desesperado de seus amigos foi que Jesus acordou e, com sua palavra, repreendeu os ventos e o mar, trazendo de volta a bonança.

A Palavra de Deus termina o relato mostrando a perplexidade dos discípulos: "quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?" (Mt 8.27).
Em sua vida também aconteceu assim? Tudo estava muito bem, mas, de repente, o vento começou a agitar-se: descobriu que um filho ou uma filha está nas drogas e não sabe o que fazer. Agora, a tempestade está tão forte, que parece que seu "barquinho" vai afundar.
Não fique assim. Jesus quer entrar no seu barquinho. O seu clamor fará com que Ele venha em seu socorro.




TEMPO DE COLHER

“tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu... há tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou...” (Eclesiastes 3.1,2)

Muitas pessoas, embora se esforcem, nunca desfrutam o resultado de seu esforço.
Dentre outras, há uma razão bastante comum para isso ocorrer: a falta de paciência para esperar o tempo de colher.
Vamos supor que uma variedade de soja seja plantada em novembro para ser colhida em março. Se o agricultor for a sua lavoura em dezembro, não encontrará soja porque o tempo da colheita será em março.
Assim também ocorre conosco. Nossa vida é como uma grande lavoura. Por isso, temos que compreender que, por maior que seja o nosso empenho, esforço e dedicação, precisamos esperar o tempo certo de colher aquilo que plantamos.

Mas é justamente aí que muitos desanimam e, ou abandonam a lavoura, ou colhem um fruto verde, que jamais lhes satisfará.
A Bíblia diz que “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu... há tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou” (Ec 3.1,2). Talvez não tenha chegado para você ainda o momento de “arrancar o que se plantou”. Mas, se você plantou, esse momento virá. É só uma questão de tempo.
Não abandone sua lavoura nem se precipite em colher um fruto verde. Mesmo com dificuldade, permaneça esperando o que Deus preparou para você. Lembre-se que Ele nos dá sempre o que é “bom, agradável e perfeito”.



O ALCANCE DA GRAÇA DE DEUS

“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tiago 4.6)

Os homens precisam de salvação porque todos pecam, de uma forma ou de outra. O pecado, por sua vez, traz a condenação a uma vida longe de Deus, tanto antes como após a morte. Se aqui, isso já traz problemas, no porvir a coisa fica muito pior. É um inferno.
Por isso, Deus, no seu amor e bondade, manifestou a sua graça, que é a disposição de salvar os homens sem que eles mereçam. Jesus veio à terra e, sem nunca ter pecado, morreu em nosso lugar, pagando o preço que a justiça divina exigia pelo pecado.

Segundo a Bíblia, para que se possa aproveitar a graça divina, é preciso fazer três coisas: primeiro, crer no sacrifício de Jesus como única maneira de libertação da mancha do pecado. Segundo, reconhecer que pecado é o que a Bíblia diz que desagrada a Deus. Terceiro, arrepender-se desses pecados.
Parece tão simples, né? Mas é complicado, pois a soberba humana impede que as pessoas abram mão da sua maneira de ser. 

Elas querem Deus, mas do seu modo. Acham que é pecado só aquilo de que estão dispostas a abrir mão.
Por isso, a graça de Deus alcança somente os humildes, dispostos a renunciar seu modo de vida e aceitar a orientação da palavra de Deus. Eis a razão pela qual “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tg 4.6).
Os soberbos podem ser religiosos, pregadores, levarem o título de cristão, etc. Mas não serão salvos. A graça é para os humildes, arrependidos, dispostos a deixar o que desagrada a Deus.
Qual será a sua opção?


EU NÃO CONSIGO

“Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” (Romanos 8.1)


Por muitas vezes, tenho atendido pessoas que chegam ao meu gabinete e relatam que estão passando por situações em que sabem que estão erradas, conhecem o caminho para não errar, mas não conseguem segui-lo.
Invariavelmente, essas pessoas dizem: “pastor, eu não me entendo! Por que faço isso?”
São viciados em álcool e droga que não conseguem parar; esposas e maridos que traem seus cônjuges; outros que mentem compulsivamente; pais que se iram e por aí se segue.
O elo comum que as liga é que querem vencer... mas não conseguem.
O apóstolo Paulo passou por essa situação. Ele escreveu que “nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, mas sim o que detesto” (Rm 7.15).
Paulo explica que quando a pessoa chega nessa situação, já começou o caminho para a vitória, pois isso significa que ela reconhece o certo e o errado, e entende que a lei da consciência e a palavra de Deus são boas (Rm 7.16).
O segundo passo é pedir ajuda a crentes verdadeiros. “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados” (Tg 5.16).
A terceira atitude é inclinar-se para as coisas do Espírito Santo (Rm 8.5). Se a pessoa seguir em um ambiente propício ao seu problema, e praticando coisas que a induzem ao erro, seguirá sendo vítima de sua própria fraqueza.
Porém, se seguir os passos ensinados pela Bíblia, lutará, mas vencerá. Faça isso.


OLIVEIRA


“...ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia” (2 Coríntios 4.16)

As oliveiras não são frondosas. São árvores que não se destacam entre as demais, simples, sem vaidade.
Porém, elas se doam e tudo delas se aproveita. A sombra é agradável. A madeira é linda e resistente. E os frutos são espetaculares. Das azeitonas se faz o azeite para comer, óleo para iluminação, sabão para a limpeza, unguentos para a cura de feridas e cosméticos para perfumar o corpo.
É interessante ver, também, como as oliveiras resistem às intempéries, à seca e ao tempo. Em lugares ventosos, seus troncos são retorcidos, mas não caem. Quando a oliveira está muito velha e parece que vai se terminar, de dentro do tronco carcomido brota outro rebento e, assim, ela vai se perpetuando.

A oliveira é símbolo da igreja de Jesus, formada pelos verdadeiros cristãos.
A igreja de Jesus não tem muita aparência segundo os padrões mundanos. Porém, sua beleza está no seu interior, nos seus frutos. Quando a Bíblia fala sobre a mulher cristã, diz “o enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; mas o homem encoberto no coração” (1 Pe 3.2,3).

Assim como a oliveira, o crente não pode ser abatido. Quando parece que vai ser derrotado, brota um novo rebendo da graça de Deus em seu interior, cumprindo-se a palavra que diz “ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia” (2 Co 4.16).
É bom ser crente. É bom ser oliveira. Venha ser você também. Ou prefere ser taquara?


ATITUDE

“E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.” (Marcos 10.30,31)

Uma atitude, porém, mudou a história.
D. Pedro I, incentivado por seus assessores, chamou a si o papel de libertador e proclamou a independência do Brasil no longínquo 7 de setembro de 1822.
Ele pagou um preço. O Brasil pagou um preço. Brasileiros pagaram um preço.
Porém, hoje, vemos o quanto valeu a pena aquela atitude tomada há 189 anos.
Cada ser humano deve ter a mesma atitude.
Deus oferece para todos uma vida com paz aqui na terra e uma eternidade de felicidade no céu. Enviou Jesus à terra, que morreu e ressuscitou, dando-nos prova de que a Bíblia é a verdade.
Porém, a maioria das pessoas seguem escravizadas por uma vida de pecado, em desobediência à Sua palavra. Isso porque não querem pagar o preço da independência: uma vida de renúncia ao engano deste mundo.
Jesus disse: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me” (Mt 16.24).
É uma incongruência você viver escravizado se sua independência já foi conquistada. Tome uma atitude e venha para Cristo.


QUE TAL NASCER DE NOVO?

“Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” (João 3.5)

Ao ler o título acima, talvez você tenha pensado como um homem chamado Nicodemos, que, quando recebeu essa proposta de Jesus, ficou apavorado: “Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?” (Jo 3.4).

Obviamente, ninguém pode voltar à barriga de sua mãe e nascer como um bebezinho novamente. Então, o que significam as palavras de Jesus?
Quando disse que para ver o Reino de Deus faz-se necessário nascer de novo, Jesus estava dizendo que, para a pessoa ter a salvação, é necessário que receba uma nova vida. E essa nova vida é obtida por meio da “água”, que representa a Palavra de Deus, e do “Espírito”, que é o próprio Deus (Jo 3.5).
Quando isso ocorre, a pessoa passa a ter as características de seu novo Pai. Então, por exemplo, em vez de odiar a seus inimigos, ela passa a amá-los, como Deus faz conosco, que, até nos reconciliarmos com Ele, somos seus inimigos.

Além disso, diante de Deus, a pessoa que nasce novamente não tem mais um histórico de vida. Tudo aquilo que fez e ofendeu a Deus é apagado, não restando mais nada que possa condená-la diante do Senhor.
Então, como um recém-nascido, essa pessoa passa a depender inteiramente de seu Pai e, consequentemente, não tem mais falta de nada, pois este lhe dá tudo o que precisa (Mt 7.9-11).
E aí? Que tal nascer de novo? Vá a um igreja evangélica e deixe Deus entrar em sua vida.

Palavras produzidas por Pr. Humberto Schimitt Vieira








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal! Deixe seu comentário ou uma ideia para melhoras do blog, ficarei feliz e grata e responderei assim que puder, bjs!
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...