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GAFES, VEXAMES & MICOS dicas para evitá-los


Esqueça os manuais de etiqueta. A receita para evitar as grosserias que envenenam o dia a dia e que, no longo prazo, atrapalham nossa vida.

"Boas maneiras são mais importantes do que leis", dizia o escritor irlandês Edmund Burke (1729-1797). Outro pensador, o inglês Thomas Hobbes (1588-1679), escreveu em sua obra mais famosa, Leviatã: "A importância das boas maneiras não esta no jeito de saudar o outro ou limpar os dentes, mas no fato d possibilitar que os homens vivam juntos e em paz". Eles não exageravam - e a época atual, de certa forma, dá razão a ambos. só nos Estados Unidos, é possível encontrar mais de 150 livros de etiqueta numa livraria comum. No Brasil, 60.
Esses livros atendem a uma necessidade social concreta - facilitar a convivência - presente hoje tanto quanto no tempo de Burke  ou Hobbes. Eles também atacam um problema que tem um efeito desgraçadamente cumulativo. Uma grosseria em casa ou no trabalho estraga o dia e pode te consequências maiores de que um simples desassossego. Monte delas resultam, no longo prazo, em brigas familiares, divórcios  crises, demissões. A falta de boas maneiras, além de contratempos, pode diminuir dramaticamente nossas chances de sucesso e felicidade.





Internet

Celular na mesa
Se você precisar atender uma ligação ou responder uma mensagem quando estiver acompanhado, peça licença. Verificar as redes sociais entre uma garfada e outra, nem pensar.


Não é assim que se escreve
Você troca mensagens de texto por celular com um amigo e ele comete um erro gramatical. no lugar de corrigi-lo, use a resposta para escrever a palavra de forma correta.

Sem papo
Ao encontrar alguém com o ícone de on-line no facebook, orkut, msn, não conclua que esta disponível. Pergunte se a pessoa pode conversar.

Não deixe a mensagem sem resposta
Quando alguém lhe pede uma informação, por e-mail ou por redes sociais, não deixe esperando, diga que está procurando a resposta e que responderá depois.

Pergunte antes
Não publique fotos em que seus amigos aparecem em roupas de banho, posições constrangedoras ou com um namorado antigo em redes sociais. Pergunte antes.


O reclamão dos reclamões

Se é chato ler reclamações sobre o tempo no facebook, imagine acompanhar reclamações sobre quem reclama do tempo.



Família


Dê o exemplo

Saber como encinar boas maneiras às crianças é tão importante quanto o que ensinar. O exemplo é a melhor forma. Fazer uma cena com a criança num restaurante porque ele fez uma cena é contraditório. Gentileza é contagiosa mesmo com os pequenos.

Quarentena
Você e seu companheiro abaram de se separar e você já tem um namordo novo. Evite lugares que frequentava com o parceiro anterior, especialmente casa de amigos próximo aos dois. Superar o fim da relação fica mais difícil ao saber  que o outro anda acompanhado, frequentando os mesmos lugares onde iam quando estavam juntos.

Fale do futuro
A poeta educadora americana Nikki Guiovanni, que perdeu a mãe e uma irmã de câncer, disse a Henry Alford que o comentário que ela mais gostava de ouvir quando estava doente eram os que pressupunham longevidade, como perguntar se já reservaram os ingressos para próxima temporada de dança. O futuro é reconfortante.


Amigos



O problema do “sem problema”
Quando alguém diz que não pode ir a sua festa, devolver um “tudo bem” ou “sem problema” pode deixar a pessoa se questionando: como assim tudo bem? Eu não fiz falta alguma?. O correto seria
 “ você faz falta mas eu entendo”.

Outra forma de agradecimento
Se alguém lhe dá um vale presente, é gentil fotografar o presente que você adquiriu, ou comentar como o presente está sendo útil.

Convidados variados
É saudável convidar pessoas de círculos sociais diferentes para uma comemoração. Isso evita as panelinhas.

Sozinha eu não vou
Alguém que sabe que você tem um parceiro convida só você para jantar. pedir para incluir a outra pessoa é grosseiro. Diga que adoraria ir mas que você e seu par já têm planos para a noite. Se o anfitrião quiser mesmo sua presença ele estenderá o convite para ambos.

Gastrochatos
Se você foi convidado e é um chato para comer, não transfira o problema para o anfitrião. A não ser em caso de alergia alimentar ou restrinsão religiosa, não é responsabilidade do anfitrião quebrar a cabeça para fazer seu gosto. Na dúvida, coma algo antes de sair.



Seja discreto sobre sua vida social
Não comente sobre festas e reuniões na frente de outras pessoas que não foram convidadas. Condo o anfitrião faz  o convite, não é rude informar ao convidado que algum amigo em comum não foi incluído  Por outro lado, é gentil avisar  quando outros amigos foram convidados, se for o caso.


Sociedade



Você primeiro

É um ato corriqueiro que faz diferença (para o bem): dê passagem às pessoas. Elas costumam sorrir de volta.

Esquecer é humano
Ao ser abordado por alguém que parece conhecê-lo, mas de quem você não se lembra, seja franco. Fingir que se lembra causa mais constrangimento do que dizer, em tom bem-humorado, que sua memória está falhando ultimamente.

Ninguém sabe tudo
Não finja que você sabe do que a outra pessoa está falando. Quando ouvir a pergunta “você sabe, não é?” diante de algo que desconhece, apenas diga: “não sei. Você poderia me ajudar a entender?”. É provável que você conquiste a simpatia do interlocutor.


Trabalho

Conversas pessoais
Quem passa a maior parte do dia trabalhando precisa resolver questões pessoais no escritório. Quando fizer uma ligação pessoal, fale num tom baixo. Se possível, saia da mesa.

Roupa inadequada
No ambiente de trabalho, roupas justas ou decotadas demais podem constranger os colegas. Para sua imagem, o risco é perder a credibilidade e não ser reconhecida por seu trabalho.

Redes sociais e trabalho
É ideal que você mantenha seus contatos proficionais  no Linkedln. Se não puder, crie grupos no facebook e use outros filtros de privacidade. Mesmo tomando estes cuidados, não pense que a rede pode virar um repositório de bobagens e reclamações do chefe.

Festa da empresa
A festa de final de ano sempre rende boas histórias e muitas gafes. Não se esqueça de que, mesmo fora de ambiente de trabalho, o evento faz parte da vida na empresa. Manter a postura profissional e não beber de mais evita constrangimentos e ressacas que podem durar o ano todo.

Tiques e barulhos
Em locais públicos ou no trabalho, cuide para que o volume da música que você ouve no fone não esteja alto a ponto de incomodar quem está em volta, prejudicar sua audição. Cuidado com outros barulhos incômodos, como batucar na mesa, limpar a garganta ou então assoar o nariz.

“Desta vez passa”
Se você for chefe, não use a expressão “desta vez passa”. Denota arrogância  e pode tirar a sua autoridade. Em vez de ameaçar, aconselhe ou tome providencias.

Brincadeiras inconvenientes
Alguns ambientes de trabalhos comportam  brincadeiras, outros não. Se você fizer parte do primeiro caso, cuide para que suas piadas não incomodem os colegas.

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